quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Falta de ônibus


Desde que me conheço por gente que o bairro João Paulo (chamado de Saco Grande I em minha infância) sofre pela carência dos ônibus. Lembro-me bem das pessoas comentando nas ruas e sofrendo nos "pontos " por 20 ou 30 minutos por um ônibus que, quando não quebrava no percurso, vinha lotado. Àquela época a empresa era a Trindadense a empresa que controlava as linhas para os bairros do norte próximos ao centro da cidade. Quando chegou a Transol, a aproximadamente 15 anos, muitos dos moradores do bairro João Paulo tiveram esperança de que essa situação mudasse, para melhor, é claro. Porém, não foi o que aconteceu. De lá para cá o transporte coletivo da cidade só veio a piorar, isso porque os governantes e as empresas de transporte coletivo da capital trabalham em benefício próprio e não com o intuito de priorizar a qualidade do serviço prestado. Um exemplo para isso, é o sistema (des)integrado de transporte que tem rendido várias críticas da população e dos estudantes, que têm sofrido com constantes e "inexplicáveis" aumentos das já abusivas tarifas. De lá para cá nada mudou...

2 comentários:

Carlos Castilho disse...

Ricardo,
Você deveria ter publicado pelo menos um dado atual sobre a situação do transporte publico em João Paulo. Do jeito que você escreveu você tirou o interesse de leitura de um visitando porque deu a impressão de que é um problema velho e que não tem nada de novo. Assim ninguém se anima a ler teu blog. É necessario começar sempre pelo que há de mais novo e depois contar a historia passada.
Castilho

Giorgi Zanini disse...

Seguem algumas observações sobre o teu blog.

Abraço

Giorgi

a) O uso de fotografias está de acordo com o conjunto do post: há fotos demais, está equilibrado, há falta de fotos? (O importante aqui é ver o conjunto)

Se analisarmos os post's onde foram utilizadas fotos, perceberemos a coerência das imagens de acordo com os textos. Porém, o emprego das fotos deveria gerar mais impacto, impressionar mais os leitores. Nos post's que não constam imagens, os assuntos “perdem” muito com isso, pois os mesmos “necessitam” das imagens para “familiarizar” o leitor que não conhece o local que está sendo “falado”.

b) Que partes do conteúdo deveriam ser ilustradas com fotografias e quais as características destas fotos?

No post que falava sobre a “parada gay”, poderia ter sido utilizadas imagens do engarrafamento gerado nas rodovias e avenidas da cidade, ou até mesmo, utilizar imagens da própria “parada gay”.

No caso do post do “elevado do itacorubi”, poderia utilizar imagens da evolução das obras, e principalmente, utilizar uma imagem do elevado em funcionamento.

c) As fotografias publicadas nos blogs estão num tamanho adequado para a visualização? Estão editadas no local apropriado no texto? Mostram o que o autor pretendeu mostrar?

No post sobre a falta de ônibus no bairro João Paulo, a imagem não diz muito a respeito do assunto que está sendo abordado, apenas apresenta um ônibus da empresa q faz o transporte daquela região.

O post que fala sobre o lixo em determinada área do bairro, não caracteriza o lugar que está sendo “falado”, além de apresentar uma imagem um tanto quanto pequena.

d) Que sugestões faria ao autor em matéria de fotografias? Sentiu falta de algum outro tipo de ilustração como gráfico, tabela, charge ou desenho?

Poderia ser interessante utilizar gráficos estatísticos para apresentar os dados que são comentados em alguns posts. Caso não consigas imagens reais sobre um determinado assunto que esteja sendo abordado, caberia muito bem uma charge, pois ironizaria o assunto e prenderia mais a atenção do leitor. (é o caso do post sobre a falta de onibus no bairro).