quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Praia do Saco Grande

Praia do João Pio, Praia da Ponta do Goulart e Praia do João Paulo.


Histórico

Saco é o designativo de uma enseada bastante fechada e profunda do mar sobre à costa. Grande é um atributo deste saco. Saco Grande é uma denominação tradicional e que define todo o desenho da costa, nesta região.

Durante muito tempo, também foi designada por Praia do João Pio do Valle Pereira que, tendo herdado de seu pai, a propriedade que chegava da estrada até esta praia, servia de orientação ao local, isto é, a Praia do Seu João Pio.
Também foi conhecida como Praia da Ponta do Goulart, que é a ponta marco do seu limite a Sudoeste, e que lhe empresta esta denominação, ou João Paulo, outro senhor da comunidade.

Na praia, junto, está a propriedade que foi do Senhor João Cypriano Pereira, pai dos Senhores Hyppolito do Valle Pereira, José do Valle Pereira, (Juca do Loide), Donato do Valle Pereira e João Pio do Valle Pereira, tradicional família florianopolitana.

Trata-se, a Praia do Saco Grande, de uma praia de mar interno de baía, Baía Norte, no Bairro do mesmo nome, isto é Bairro do Saco Grande, comunidade de grande população, de expansão recente, e que se vê transformada em área urbana da cidade de Florianópolis destinada a ter funções residenciais.

A faixa de areia é constituída por areia acinzentada, textura média e que as marés altas às cobrem totalmente.

Usos e Costumes

Sempre foi uma praia de pouco usos, tanto por parte de pescadores como de banhistas ou moradores locais. Com a penetração da urbanização, tem uso apenas panorâmico e para passeios pela areia e, para descanso, muito embora alguns pescadores amadores a utilizem para a pesca do camarão, do siri e da retirada do berbigão, já bastante escasso. Na praia existem 25 construções entre ranchos de pescadores e residências.

Como área residencial, oferece excelentes perspectivas de tranqüilidade pois está afastada do eixo da SC 401, garantindo-lhe sossego e segurança

Um comentário:

Carlos Castilho disse...

Ricardo,
O teu post saiu com problemas. A foto não carrega no browser Firefox Mozilla. Na aula me procura para a gente resolver este problema. Você apresentou o bairro. Texto está bom, mas agora falta dar mais noticias e atualizar com mais frequência. Me procure na aula para discutirmos estes e outros detalhes.
Abraço
Castilho